segunda-feira, 21 de maio de 2012

O tão temido Orçamento!

Com a data marcada chega a vez do momento mais importante (e chatinho) de todos: verificar o orçamento. É importante porque através dele que os noivos vão poder traçar todo o esquema: se vai ter festa ou não; que tipo de festa será; vai ter igreja ou não, enfim, tudo parte daí.


Sente e se organize

Soube de uma história que os noivos queriam fazer uma festa de realeza, com direito a tudo, tudo meeeesmo!Só que eles não planejaram quanto teriam de dinheiro. E quando faltavam uns 2 meses para a festa começaram a notar que não poderiam pagar os fornecedores. Foi um desespero!Em meio a ameaças da cerimonialista de sabotar a festa, eles tiveram que vender o carro às pressas, abrir mão de comprar um apartamento e pedir empréstimo... tudo para bancar um mega evento que estava fora da realidade deles.

Por isso, é super importante que, logo que a data for marcada (ou até antes disso), o casal sente e veja quanto vai poder gastar para não ter sustos depois. (Aí entra outra tabelinha do Excel).
Obs.: o ideal é que tudo seja pago antes do casamento, para não começarem a vida de casados no vermelho.

Gastos com moradia

Normalmente antes de marcar a data o casal já sabe aonde vai morar, se vai ter que comprar um ap., se já tem algum imóvel, se terá que fazer reformas, etc. E claro, já sabem quem vai bancar (ou ajudar). Com isso vem o primeiro item do orçamento: “Gastos com moradia”. Nele, além do que já falei, também pode-se incluir a mobília (armários, mesa, cama, etc).

Cerimônia e festa

O segundo passo é ter uma ideia do quanto pode ser gasto com cerimônia e festa. Para isso, deve ser feito um orçamento por alto baseado no checklist geral. O casal pode procurar algum especialista para ter uma noção das despesas (perguntar mesmo: quanto a gente precisa ter para fazer uma festa assim?) ou pesquisar item a item com os fornecedores.
A partir daí vocês definirão o que é prioridade(gastos inevitáveis como o cartório) e o que pode ser cortado. Se vai ter festa mesmo, cerimônia na igreja ou no salão, e vários outros detalhes.

Lua de mel

Se o casal faz questão de ter festa e viajar tem que verificar o quanto de dinheiro terá para fazer os dois. Muitos preferem uma festa mais modesta (o que não significa ruim) para fazerem uma super viagem. Isso deve ser definido logo no começo para vocês saberem quanto vai sobrar e escolher o destino com calma.

Ajuda milagrosa

Hoje está cada vez mais comum os noivos bancarem tudo sozinhos (não existe mais “dote”,né?).
Mesmo assim, toda ajuda é benvinda!!! Os pais da noiva podem querer ajudar a pagar a festa, os pais do noivo os gastos com os móveis do apartamento, os padrinhos com a viagem, enfim. Só não é direito de quem vai pagar escolher tudo no gosto deles, a preferência é sempre dos noivos e isso deve ser respeitado.






2 comentários:

  1. Ai ai, esse item orçamento é o mais dificil na minha opinião. Sempre que puder poste coisas deste tipo! Elas me ajudam a ter mais o pé no chão! bjus

    ResponderExcluir