segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Como escolher madrinhas e padrinhos

Escolher madrinhas e padrinhos é um momento muito importante para o casal (e para quem é escolhido). Não é uma tarefa super fácil, pois envolve muita gente, família e amigos, mas sempre com calma e paciência tudo pode ser tranquilamente resolvido.


O primeiro passo é definir quem são as pessoas ligadas ao casal, que realmente participaram da vida dos dois e que, após o casamento, continuarão a amizade. Não se sintam pressionados por familiares ou poder aquisitivo ( Sabe, aquelas pessoas que convidam o chefe só para ganhar um bom presente?). 


Não se apeguem a "casais". Isso mesmo! Não é necessário chamar o namorado de uma amiga que você mal conhece  e acabar deixando de fora um amigo querido. No meu casamento tinham pessoas que namoravam,  pessoas solteiras e apenas um casal que era casado. Conversamos com todos e formamos os casais entre eles, todos entenderam e tudo aconteceu numa boa. 


O número de casais também é fundamental. Já se foi o tempo que os casamentos tinham 30 casais de padrinhos. É até deselegante chamar tantas pessoas. Fiquem atentos ao tamanho da igreja, se for pequena, como foi o meu caso (foto abaixo), o ideal é que os casais não fiquem amontoados e apareçam bem nas fotos.


Pode acontecer de alguém ficar chateado por não ter sido chamado. Converse com a pessoa e explique que ela não deixa de ser importante por isso. Também é legal dar-lhe uma função como fazer uma leitura ou levar as alianças. 

Os noivos é que vão decidir como será a roupa dos padrinhos e madrinhas, mas atenção: não façam exigências absurdas como definir que o modelo seja comprado em uma determinada loja. 

* Madrinhas:


A noiva vai dizer como devem ser os vestidos: com cores diferentes, cores iguais ou qualquer cor. 
Para evitar confusões e desentendimentos eu recomendo que as cores sejam escolhidas pelas próprias madrinhas, mesmo que haja repetições. Quanto menos estresse a noiva tiver é melhor, porque sempre acaba sobrando pra ela,né?

*Padrinhos:



Pode ser fraque, meio fraque ou terno. A cor das gravatas é escolhida pelos noivos. Sobre isso, acredito que, a não ser que o casamento seja extremamente luxuoso, o terno é a melhor opção. Já as gravatas podem ser de cores diferentes ou cores iguais dependendo do gosto dos noivos. 

*Mimos para padrinhos e madrinhas:

Não é uma exigência, mas se for possível é elegante que os noivos comprem presentinhos exclusivos para eles. No meu casamento nós encomendamos caixinhas com diferentes sabores de trufas para cada um. Outra ideia bacana foi de um casamento que fui madrinha: os noivos deram as gravatas para os padrinhos e sandálias personalizadas para as madrinhas, um luxo!

**Em outro post vou escrever sobre a função dos padrinhos e madrinhas!Aguardem!















4 comentários:

  1. Muito luxuoso mesmo esse casamento que deu gravatas/sandálias!!! rsrsrsrsrs
    ;)

    ResponderExcluir
  2. hum.. só aprendendo

    ResponderExcluir
  3. Discordo dessa limitação da quantidade de padrinhos, é uma questão subjetiva, cada um tem sua história, tem pessoas que tem poucos amigos, outras que tem vários e todos são importantes. Não tem que ter regra, deselegante é não ser feliz se apegar nesses detalhes isso sim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cinthia, obrigada pela participação no blog. Toda opinião é importante e sempre bem-vinda.

      Excluir