sexta-feira, 13 de julho de 2012

Superstições de casamentos

Não adianta: mesmo que você seja uma pessoa cética, que passa debaixo de escada tranquilo, abraça gato preto na sexta –feira 13 (no caso é hoje!), não acha que sua mãe vai morrer porque o chinelo está virado (eu sempre desviro todos, já virou TOC), sempre tem uma superstiçãozinha ou outra (coisas que a gente faz mesmo sem saber), ainda mais quando se trata de casamento.



Muitas superstições já viraram hábito. Vou confessar que muita coisa eu só descobri depois de pesquisar (aliás, vi umas coisas tão sem noção como a lenda de que para ter felicidade a noiva precisa entrar com uma espiga de milho no vestido! OMG!)
Pra quem é supersticioso ou apenas curioso veja as lendas e crenças que fizeram e fazem parte dos casamentos:

Véu no rosto:



Começou a ser usado porque acreditava-se numa lenda pagã de que a noiva era um alvo dos maus espíritos. Ela usava um véu para não ser reconhecida. Com o cristianismo o véu tornou-se sinal de modéstia e castidade.
Desejo de fertidade e prosperidade:
Antigamente em algumas culturas era comum jogar sapatos (???) nos noivos. Hoje pétalas e arroz servem para este fim (bem melhor,né?).
Something old, something new, something borrowed, something blue

Quem nunca ouviu esta frase nos filmes americanos? O velho simboliza a continuidade; o novo o otimismo; o emprestado é a felicidade partilhada pelo casal e o azul a fidelidade, amor eterno e pureza.
Os noivos cortarem a primeira fatia do bolo juntos

Fazendo isso eles garantem uma vida de partilha.
Nomes bordados na barra do vestido da noiva

Atrai casamento para as solteiras (esse eu sei que funciona porque das cinco meninas que coloquei nome no meu vestido uma casou e duas estão planejando casamento ).
Aliança

Símbolo da união, amor e compromisso. Foram os egípcios que iniciara seu uso nos casamentos. Para eles o círculo era o símbolo da eternidade, e o uso na mão esquerda é porque acreditavam que no quarto dedo havia uma veia que ia direto ao coração.


3 comentários:

  1. Nossa, com exceção do véu no rosto, eu fiz tudinho no meu casamento!!! huahuahuahuhauhuahuahuah

    ResponderExcluir
  2. Fernanda, estou gostando de ver as pesquisas!=)

    ResponderExcluir